ENTREVISTA AO CAPITÃO DA EASMANIQUE

RODRIGO ALMEIDA

Idade: 13 Anos

Altura: 1,57 cm

Peso: 57kg

Posição Favorita: Defesa Direito

Jogadores Favoritos: Lisandro Lopez e José Bosigwa

Coordenador: O que te levou a escolher o Futebol como actividade favorita?
Capitão: No início, quando era mais novo não gostava muito de futebol, mas os meus amigos jogavam todos e eu por arrasto fui jogando e comecei a gostar, neste momento é a minha modalidade favorita.

Coordenador: O que te levou a escolher a Escola Academia Sporting Manique para praticares Futebol?
Capitão: O Sporting tem muito boas Academias e treinam os melhores e como ia abrir uma na minha escola achei interessante e inscrevi-me.

Coordenador: Há quanto tempo estàs na Academia?
Capitão: Desde o início, ou seja, hà duas épocas.

Coordenador: E estàs a gostar?
Capitão: Sim, muito.

Coordenador: O que é que mais gostas na Academia?
Capitão: Dos Misteres. Gosto porque são simpáticos, sabem treinar e corrigir-nos quando estamos errados.

Coordenador: Sentes que evoluíste tecnicamente como jogador de futebol?
Capitão: Sim. Senti muita evolução, tanto nos treinos na academia como quando jogo com os meus colegas da escola.

Coordenador: E a nível cognitivo, sentes que compreendes melhor o jogo?
Capitão: Sim. Os meus Misteres retiraram-me muitas dúvidas e vejo o jogo com outros olhos, agora já sei fazer comentários e tal…

Coordenador: Em situação competitiva valorizas mais o resultado ou o empenho?
Capitão: Eu acho que o empenho é o mais importante, mas o resultado é que define se ganhamos ou perdemos. Só que nem sempre o resultado espelha o valor das duas equipas, às vezes há equipas que se empenham mais e jogam melhor e perdem.

Coordenador: O que sentes ao ser o Capitão da Escola Academia Sporting Manique?
Capitão: Sinto-me muito bem, é sinal que depositaram confiança em mim, embora às vezes me sinta um bocado… como hei-de explicar… quando falho tenho medo de não corresponder às expectativas.

Coordenador: E sentes que os teus colegas te aceitam e respeitam como capitão?
Capitão: Sim, acho que sim.

Coordenador: E em situação de jogo?
Capitão: Sim, tento sempre motivar-me e motivar os meus colegas, se eles me ouvem ou não depende da situação ou do jogo em si.

Coordenador: O que achas que devia melhorar na Escola Academia Sporting Manique?
Capitão: Hum… assim de repente não sei bem. Talvez o Coordenador (gargalhada)… Não, não estou mesmo a ver.

Coordenador: E relativamente às actividades, sentes que estas são adequadas ao vosso nível?
Capitão: Sim, tivemos hà pouco tempo uma actividade mais competitiva e acho que foi bom, aprendemos com eles. O ano passado era diferente, tínhamos começado hà pouco tempo e tínhamos mais dificuldades, mas agora somos mais fortes.

Coordenador: Que mensagem deixarias aos nossos atletas mais jovens?
Capitão: Eu diria para eles continuarem e para não desistirem.

Obrigado pela entrevista Rodrigo.

Coordenador Técnico

Ricardo Oliveira Antunes